Principais sintomas de infarto: Mantenha a atenção!
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2021/08/saude-e-bem-estarPG5.4.jpg)
Doenças cardíacas, em especial o infarto e o AVC, estão entre as maiores causas de morte em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são cerca de 300 mil vítimas por ano no Brasil. Nesses casos, a identificação rápida dos sinais e a busca por atendimento médico são decisivas para o paciente. Atente-se aos principais sintomas de infarto, bem como seus fatores de risco e cuidados importantes!
Principais sintomas de infarto
Os sintomas mais comuns, independentemente de gênero ou idade, são:
- Dor no lado esquerdo do peito (sensação de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para outras partes do corpo, como pescoço, costas e braço);
- Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
- Dificuldade para respirar;
- Dor de estômago;
- Mal-estar;
- Enjoos e tonturas;
- Palidez e suor frio;
- Tosse seca;
- Dor nas costas;
- Desmaio.
Alguns dos principais sintomas de infarto podem ter início inclusive semanas antes de ocorrer o ataque cardíaco, entre eles estão: dor na região torácica, náusea, indigestão, azia ou dor abdominal, fraqueza, tontura, suor frio e falta de ar.
A probabilidade de infarto em mulheres é 50% maior quando comparada aos homens, e os sintomas também podem ser diferentes no sexo feminino. Aqui, nós separamos os sinais que mais demandam atenção:
Principais sintomas de infarto em mulheres
- Dores no peito (sensação de queimação ou pontada);
- Arritmia cardíaca;
- Dores nas costas, no pescoço, braço ou na mandíbula;
- Náuseas;
- Falta de ar;
As dores costumam ser menos intensas no sexo feminino, mas geralmente são acompanhadas de palpitações e alterações no ritmo cardíaco. As mulheres de meia idade, com mais de 55 anos e que já se encontram na menopausa, são as mais afetadas. No caso de mulheres jovens, a saúde do coração pode variar conforme o ciclo menstrual, considerando que durante a semana anterior e a semana posterior à menstruação há aumento de casos de infarto e dores no peito, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal americano Heart.
Causas e fatores de risco do infarto
O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são bloqueadas por conta do acúmulo de gordura. Essa obstrução é gradativa e resulta na Doença Arterial Coronariana, principal causa dos infartos. Entre os fatores de risco, podemos citar:
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Estresse;
- Diabetes;
- Histórico de infartos anteriores;
- Histórico familiar de infarto e problemas cardíacos;
- Idade: Homens acima dos 45 anos e mulheres acima dos 55 anos têm maior propensão;
- Uso de substâncias químicas como tabaco, álcool e drogas estimulantes.
Cuidados e prevenção contra o infarto
Evitar os fatores de risco e realizar o acompanhamento médico periódico são as principais formas de prevenir o infarto. Dessa forma, os cardiologistas ressaltam a importância de manter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, evitar o alcoolismo, tabagismo e consumo de drogas, bem como a priorização de atividades de lazer e entretenimento, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Além disso, pacientes que se encontram na faixa etária de maior risco, devem realizar exames e consultas com maior frequência!
Agora que você já conhece os principais sintomas de infarto e como se prevenir, não ignore os sinais e os cuidados com a saúde do seu coração!