Hospital Abelardo Santos realiza Semana da Segurança do Paciente

Durante cinco dias de programação, colaboradores de todos os setores serão alcançados com ações que abordam as seis metas preconizadas pela OMS

Empenhado na entrega de serviços de excelência à população paraense, de forma segura e com qualidade, o Governo do Estado do Pará tem garantido ações efetivas dentro das suas unidades de saúde. Nesta semana, o maior Hospital da Rede Estadual de Saúde, o Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, inicia diversas estratégias que sustentam as boas práticas em saúde.

A Semana da Segurança do Paciente que iniciou nesta segunda-feira (25) segue até sexta-feira (29). Durante os cinco dias de programação, diversas palestras, oficinas e rodas de conversas serão realizadas com o objetivo de atender a todos os setores do hospital. Os temas estão relacionados às seis metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as quais têm como finalidade a redução de riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde.

Temas – Para se ter uma ideia, a cada ano, 234 milhões de cirurgias são realizadas no mundo, segundo a OMS. Isso significa que uma a cada 25 pessoas será submetida a uma operação e a todos os seus riscos. Os números publicados pela Organização, vão além: 7 milhões de pacientes que sofrem complicações pós-operatórias, 1 milhão morrem. No entanto, metade dessas intercorrências são potencialmente evitáveis. Para ressaltar a importância das normas de segurança cirúrgicas a serem adotadas, durante a Semana, será abordado o tema cirurgia segura.

“Os protocolos de cirurgia segura é uma medida com objetivo de reduzir e prevenir eventuais acidentes que um agente de saúde, como médico, enfermeiro ou outro profissional da área, pode enfrentar. Foi criada uma lista de etapas de segurança a qual garante que qualquer procedimento que esteja realizado no paciente, seja feito de forma correta, no lugar correto e sob as práticas seguras, desde a entrada até a saída”, observou a enfermeira Vera Nunes, supervisora do complexo cirúrgico do HRAS e facilitadora da ação. Apenas no último mês, foram realizadas 555 cirurgias na unidade em 13 tipos de especialidades.

A primeira meta da Segurança do Paciente também é o primeiro passo a ser adotado para não ocorrer incidentes. A identificação correta do paciente requer, no mínimo, o nome completo e a data de nascimento, como protocolos de segurança.  A supervisora de atendimento, Waldilene Tavares, foi uma das facilitadoras da oficina com o tema.

“É na recepção onde tudo começa. Então, todos os colaboradores do setor, precisam ter o máximo de atenção na identificação desse paciente, pois se na entrada houver algo de errado, isso levará a futuros problemas na vida desse paciente durante o tratamento no hospital”, observou Waldilene Tavares. A identificação correta visa também evitar aplicação indevida de medicação ou de procedimentos médicos, assim como facilita o trabalho do profissional de saúde.

Iniciativa- A iniciativa foi do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), em parceria com o NEP- Núcleo de Educação Permanente e o GTH- Grupo de Trabalho de Humanização. “O objetivo é criar um clima de Segurança do Paciente, a fim de disseminar os Protocolos e para reduzir eventos ao paciente. A ideia, ainda, é ter toda a comunidade do HRAS focada em promover a assistência mais segura”, detalhou Hellen Monteiro, coordenadora do setor. A programação possui atividades educativas e planejadas  com a distribuição de brindes, além da entrega de folders informativos e cards das metas aos colaboradores.

O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, detalha a ação. “Iniciamos uma programação que vai atender a todos os setores da unidade. A implementação das seis metas para segurança do paciente, além de ser uma prerrogativa da OMS, é um assunto que deve ser rotineiramente aplicado dentro de uma unidade de saúde, por todos os profissionais que nela estão inseridos.  O objetivo do HRAS é oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, em todas as etapas de assistência: da recepção até a alta hospitalar”, enfatizou o gestor.

Fonte: Roberta Paraense

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