Novembro Azul: Saiba como prevenir o câncer de próstata!
Após o movimento do Outubro Rosa, o mês de novembro foi dedicado especialmente aos homens, promovendo a conscientização e prevenção do câncer de próstata. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo de tumor atinge mais de 60 mil pessoas a cada ano, sendo o segundo mais comum entre os homens.
Sinais e Sintomas
- Micção frequente à noite;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Impotência sexual;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dor ou ardência ao urinar;
- Dor na região dos testículos;
- Cansaço Sensação de queimação.
Evolução do Câncer de Próstata
Atenção: Os estágios iniciais costumam não apresentar qualquer tipo de sinal ou sintoma; justamente por isso, o acompanhamento médico e os exames são essenciais.
Prevenção
O câncer na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, apresenta diferentes causas e fatores de risco, como mutações genéticas hereditárias. Como o câncer de mama, quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura. No entanto, o preconceito ainda dificulta muito os tratamentos.
É fundamental que todos os homens com mais de 50 anos realizem o exame de toque e da dosagem de PSA anualmente. Para os que possuem histórico da doença na família, é recomendado que os exames sejam realizados já a partir dos 45 anos.
Além disso, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são hábitos essenciais para a prevenção da doença, uma vez que o sedentarismo e o excesso de peso são fatores de risco comuns.
Esqueça o preconceito. O diagnóstico é a melhor forma de prevenção e o primeiro passo para o tratamento!