1 ano de gestão compartilhada da saúde em Ibirité
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2021/08/4fcf9d660236ddb62c8456017158615a_L.jpg)
Em setembro de 2017, o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Ibirité iniciaram um projeto de gestão compartilhada do Hospital Regional de Ibirité, com o objetivo de desburocratizar, otimizar e humanizar os processos e o atendimento à população.
O cenário do HMRI era de grandes desafios na eficiência, agilidade e segurança dos serviços prestados, com estruturas inadequadas, equipamentos desatualizados e falta de profissionais capacitados. Com base nisso, diferentes iniciativas e projetos foram estabelecidos, a partir da missão de cuidar da saúde com comprometimento, garantindo a satisfação dos pacientes e colaboradores.
Humanização na prática
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Maternidade.png)
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2018/11/UPA.png)
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Cirurgias-video.png)
![](https://www.institutomaissaude.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Projeto-aconchego.png)
Entenda as principais ações implementadas nesse 1º ano de parceria entre a Prefeitura de Ibirité e o Instituto Mais Saúde!
Práticas tecnológicas
Em primeiro lugar, foi implantado um sistema informatizado para a recepção e organização das informações dos pacientes. Como um segundo passo importante para a otimização do atendimento, foi realizado a reforma de todo o Laboratório do HMRI, bem como de todos os seus equipamentos.
Todos os setores foram reestruturados conforme as normas da RDC 302. Além disso, o transporte de coletas nos postos de saúde foi readequado, com maletas em conformidade com as regulamentações.
Cirurgias por vídeo
Em abril de 2018, o Instituto Mais Saúde implementou no HMRI uma técnica cirúrgica inovadora, capaz de otimizar e garantir maior segurança aos procedimentos: a Videoscopia.
As cirurgias por vídeo são menos invasivas e podem substituir uma série de operações, garantindo uma recuperação mais ágil, com menos riscos de infecção, pósoperatório menos dolorido e melhores resultados estéticos.
Para a adequação do novo método, também foram realizadas a implantação de novos equipamentos e tecnologias, bem como a preparação e a capacitação técnica das equipes de médicos e enfermeiros.
Novo fluxo UPA 24h
Em conjunto a Prefeitura, o Instituto Mais Saúde inaugurou o novo fluxo de atendimento da UPA 24h de Ibirité. Com novas salas, sistema inteligente de senhas e painéis eletrônicos, essa reforma permite maior conforto aos pacientes, em um ambiente acolhedor e humanizado.
Capacitação profissional
Além da contratação de profissionais mais capacitados, o Instituto Mais Saúde também investiu no desenvolvimento de todos os colaboradores do HMRI.
As equipes do Hospital e da UPA 24h receberam novos uniformes, crachás, e diversos treinamentos ao longo desses 12 meses, de forma a estarem preparadas para um atendimento de qualidade. Alguns destaques são:
- Curso de humanização para todos os profissionais;
- Curso Formação de Gestores para todos os coordenadores e referências setoriais do Hospital;
- Curso de Ferramentas da Qualidade para todos os coordenadores e referências setoriais;
- Treinamentos contínuos para o desenvolvimento da Equipe Assistencial.
Projeto Aconchego
O Projeto Aconchego foi desenvolvido com o intuito de diminuir a ansiedade das futuras mamães durante o período de internação, bem como colaborar com a conscientização e entendimento de alguns temas importantes para esse período, tanto sobre a gestação como o pré e pós-parto.
Com caráter permanente e gratuito, a iniciativa promove encontros e palestras com profissionais do Hospital Regional de Ibirité para as gestantes do município, que também têm a oportunidade de conhecer melhor a Maternidade e os médicos responsáveis pelo atendimento obstétrico e pediátrico.
“Nosso trabalho é focado na constante melhoria de nossos projetos, valorizando e priorizando a eficiência, o profissionalismo, a dedicação e a humanização da saúde. Ficamos felizes em poder dizer que o comprometimento e o sucesso dessa parceria estão expressos nos números e resultados positivos.” – Instituto Mais Saúde