Gestão humanizada no Hospital Regional Público do Tapajós

Com proibição de receber visitas, HRT possibilita familiares interagirem com pacientes por videochamadas

Em decorrência dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde a pacientes internados com COVID-19 que veta visitas presenciais, o setor de psicossocial do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, tem utilizado da criatividade para que a saudade não se torne mais um dos sintomas no tratamento dos pacientes. Com troca de mensagens de mídia (áudios, fotos e vídeos) por aplicativo e com vídeochamadas, os internados tanto dos leitos da clínica médica e também na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão em constante diálogo com os familiares.

A iniciativa, além de ajudar a fortalecer a saúde mental dos pacientes, preserva as relações familiares e diminui a ansiedade e a preocupação da família que está distante.

As videochamadas só são realizadas com os pacientes orientados e com a autorização do médico responsável.

Pacientes ganham festa surpresa de equipe do Hospital Regional do Tapajós

Ação rotineira na unidade, com liberação da equipe de nutrição é oferecido aos aniversariantes um bolo e a confraternização fica por conta dos plantonistas. 

Ações e eventos de valorização à vida marcam Setembro Amarelo no Hospital Regional do Tapajós

Durante todo o mês de setembro, considerado nacionalmente o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, diversas ações e eventos foram realizados no Hospital Regional do Tapajós (HRT).  Com o objetivo de acolher e conscientizar os colaboradores com ênfase na valorização da vida uma vez que estão sob estresse atuando na linha de frente do enfrentamento à COVID-19.

O medo e exaustão causados pela pandemia trouxeram uma dose expressiva de ansiedade e reações mais intensas, como o pavor em função das incertezas relacionadas ao futuro. Pensado nisso, as ações foram elaboradas e desenvolvidas pela Comissão de Humanização em parceria com o psicossocial e equipe de nutrição e produção alimentar do Hospital. A abertura da campanha de valorização da vida contou com a “luva do abraço” que, com a utilização de um aparato, permitiu que os colaboradores se abraçassem sem gerar risco de contágio.

Fisioterapia respiratória ajuda no tratamento e recuperação de pacientes com COVID-19 do HRT

Com a utilização de recursos e técnicas específicas, os fisioterapeutas do Hospital Regional do Tapajós (HRT) possuem papel crucial no tratamento e recuperação de pacientes internados pela infecção do Coronavírus.

A fisioterapia não se encaixa apenas no contexto respiratório, sua função age também na parte motora. O fisioterapeuta contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em pacientes internados e trabalha para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

A Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI) é um dos recursos utilizado no tratamento da COVID-19. A fisioterapeuta explica que se trata de uma pressão positiva que requer o uso de uma máscara que leva essa pressão para a via respiratória possibilitando que o pulmão se expanda melhor.

Técnica Mãos do conforto

Com luvas acopladas na mão dos pacientes entubados, o objetivo é proporcionar conforto emocional, carinho, afago e empatia aos pacientes internados para enfrentamento da COVID-19. Além da humanização, a técnica também oferece benefícios terapêuticos como melhora na circulação e conforto.

Projeto Luz da esperança

O ação acompanha pacientes estáveis para ver a luz do dia durante as manhãs e fins de tarde na área interna do solarium das unidades de clínica médica COVID-19. O objetivo deste momento é proporcionar tranquilidade e desprendimento da percepção de adoecimento e hospitalização.

Corredor da vitória

 A ação visa promover durante a alta hospitalar dos pacientes internados em tratamento da COVID-19, um momento de celebração do retorno do paciente para seus familiares, no qual os colaboradores transmitem carinho, afeto e energias positivas através de cânticos e louvores.

Movimento despertar

Tem como objetivo trazer conforto e ânimo aos colaboradores, através de frases motivacionais inseridas em uma caixa personalizada. As frases de comando visam despertar a motivação, humanizar e fortalecer as relações interpessoais no processo de trabalho dos colaboradores diante do atual cenário em que vivemos decorrentes da pandemia da COVID-19.

Devocional de fé e celebração

Momento de  integração, socialização, fortalecimento de vínculos e da fé, os colaboradores do Hospital Regional do Tapajós (HRT) instituíram às segundas-feiras o momento devocional, que tem como propósito iniciar a semana de forma leve e refletir sobre os processos de trabalhos e contribuição de todos os setores e colaboradores para o funcionamento da Unidade através da união.

Projeto Vencedores da COVID-19

Para muitos pacientes, vencer a COVID-19 é sinônimo de vitória gloriosa, especialmente para quem faz parte do grupo de risco.

Diante tantos casos negativos já noticiados no mundo, quando o paciente é internado o medo de ser vencido pela doença é grande. Pensando nisso, HRT homenageia os campeões, os pacientes que estiveram internados na Instituição com COVID-19 e se recuperaram da enfermidade.

O HRT elaborou um Certificado de Bravura, no qual enaltece a resistência e cooperação do paciente durante o tratamento. O certificado é entregue junto com uma medalha que simboliza a vitória conquistada.

O objetivo é valorizar essas pessoas que enfrentam um momento desafiador, cheio de incertezas e marcado de temor e medo da perda do nosso bem mais precioso, a nossa vida. Os certificados ficam como lembrança com o paciente recuperado para lembrar da luta pela vida, no atual cenário vivido.

Rolar para cima